top of page

Os efeitos da Revolução Científica foram incontáveis e mudaram significativamente a história da humanidade. Provou-se que a Terra é que girava em torno do Sol, a física explicou diversos comportamentos da natureza, a matemática descreveu verdades e o humanismo tornou os pensamentos mais críticos, por exemplo. Alguns cientistas como Galileu e Kepler só
se interessam por estabelecer as leis matemáticas dos movimentos.

 

Contribuições da Revolução

XVII: O século das ciências

Johannes Kepler (1571-1630) defendia que a órbita dos planetas não era circular, Em 1618 ele lançou a Harmonia do Mundo, complementado sua mecânica celeste agora tendo estudado o movimento dos planetas, sua velocidade e harmonia. 

Galileu Galilei (1564-1642) Para Galileu  as leis da natureza são matemáticas, e como ele mesmo disse: "Deus fala em linguagem matemática"desenvolveu os primeiros estudos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e criou o  método científico.

Daniel Fahrenheit (1686-1736) e Anders Celsius (1701-1744), os quais desenvolveram suas próprias escalas termométricas, amplamente utilizadas hoje em dia, designadas pelos seus sobrenomes.

Francis Bacon (1561-1626)  Bacon deixou vários trabalhos no campo do direito, leis, alquimia e história, é lembrado para as ciências pelo seus trabalhos no campo da filosofia natural, onde deixara importantes obras a respeito da metodologia e teoria, nesse caso o chamado Empirismo.

Christian Huygens (1629-1695) se destacou nos estudos acerca da natureza e do movimento da luz, e foi o criador da "teoria da ondulação da luz", algo que influenciou Isaac Newton a desenvolver o telescópio de reflexão.

Robert Boyle (1627-1691) Além de químico, Boyle também fora alquimista e físico, deixou importantes contribuições no estudo dos gases, dos minerais, dos alcoóis, aperfeiçoou técnicas de destilação e aparelhos de laboratório além de desenvolver o conceito de elemento químico.

Blaise Pascal (1623-1662), suas maiores contribuições residem na matemática, como a geometria projetiva, a teoria das probabilidades e o triângulo de Pascal, são algumas de suas notórias contribuições.

Evangelista Torricelli (1608-1647) Deixou algumas importantes contribuições para o estudo da pressão atmosférica, dentre as quais a descoberta do barômetro; estudou também cinemática nos sólidos e nos fluídos, concebeu a Lei Torricelli e no movimento dos sólidos concebeu a Equação de Torricelli.

Isaac Newton (1643-1727) Newton tratou basicamente de três assuntos: a cinemática, a mecânica celeste e expôs sua lei da gravitação universal. Nesse livro, ele desenvolveu de forma mais geométrica do que algébrica as teorias de movimento no que geraram as famosas Três Leis de Newton, comumente definidas como: inércia, dinâmica e ação e reação. A partir dessas leis e da descoberta da gravidade, ele comprovou a veracidade das teorias de Kepler, e introduziu novos conceitos e uma nova visão para o estudo da matemática e da física. 

FIH

© 2016 por Rodrigo Rigon Giglio

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey
bottom of page